Entendendo o câncer de pele

O melanoma é um tipo de câncer que ocorre nos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, podendo afetar a pele, olhos e membranas mucosas. É considerado um dos tumores mais perigosos e letais por conta da sua capacidade de atingir qualquer órgão e provocar metástase, surgindo a partir de pintas suspeitas.

Toda pessoa está sujeita a desenvolver um melanoma ao longo da sua vida, mas existem biotipos que são mais propícios a este tipo de câncer: pessoas com a pele clara e cabelos claros, pessoas que possuem antecedentes genéticos e familiares da doença e pessoas que se expõem ao sol com frequência. Os melanomas apresentam características morfológicas bastante específicas: as pintas são assimétricas (metades distintas uma da outra se dividida ao meio), tem as bordas irregulares, apresentam variação em sua tonalidade, normalmente são maiores que 0,6 cm e apresentam mudança de tamanho, cor e/ou forma ao longo do tempo. 

É recomendado para todos evitar a exposição prolongada ao sol, observar se possui alguma pinta suspeita com algumas das características citadas e realizar idas periódicas ao dermatologista.

Se descoberto em seu estágio inicial, o melanoma é facilmente tratado com remoção cirúrgica da pinta e parte da pele que a rodeia, muitas vezes não sento necessário a realização de tratamentos mais agressivos como a radioterapia e a quimioterapia.