Cabelos

Cabelos

Utilizamos a videodermatoscopia digital para análise detalhada do couro cabeludo e diagnóstico das alterações capilares.

Tipo de queda de cabelo que ocorre há uma desregulação do ciclo capilar, fazendo com que muitos fios entrem ao mesmo tempo na fase telógena (fase final do ciclo capilar). Ocorre após algum desequilíbrio no organismo, como anemia, período pós-parto, medicamentos, doenças da tireóide ,dietas muito restritivas e estresse. É um tipo de queda reversível e o tratamento visa corrigir a causa determinante e estimular o crescimento capilar.

Mais conhecida como calvície, este tipo de queda capilar tem origem genética e ocorre pelo aumento da atividade da testosterona no couro cabeludo, que age afinando e encurtando os fios progressivamente. Normalmente inicia após os 20 anos nos homens e nas mulheres tende a se acentuar após a menopausa, devido a queda do estrogênio. O tratamento capilar visa diminuir a ação da testosterona no couro cabeludo e estimular o crescimento capilar.

Tipo de queda de cabelo de origem genética e autoimune, ou seja, quando o próprio corpo produz anticorpos contra os folículos pilosos. Neste tipo, surgem algumas falhas de cabelo arredondadas no couro cabeludo, sobrancelhas, área da barba em homens e, em alguns casos mais raros, ocorre a perda dos pelos em todo o corpo. O tratamento capilar é realizado com medicações para reduzir a inflamação ao redor dos folículos pilosos e estimular o crescimento dos fios.

É decorrente da tração contínua dos fios, que gera um processo inflamatório e fibrose no local com perda irreversível do folículo piloso. O uso contínuo de apliques, alongamentos/mega hair ou penteados que fazem muita tração do cabelo são os principais causadores deste tipo de alopecia.

São tipos de alopecia caracterizadas por inflamação com posterior fibrose dos folículos pilosos, que causam uma perda irreversível dos fios no local. Os tipos mais comuns de alopecia cicatricial são o líquen plano pilar, alopecia fibrosante frontal e lúpus. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais nestes casos para evitar a perda irreversível de grandes áreas do couro cabeludo.

Em alguns tipos de alopecia é necessário a realização de biópsia para análise e confirmação diagnóstica. A biópsia consiste na remoção de um fragmento de pele do couro cabeludo que é enviado para análise em laboratório especializado. 

Procedimento realizado através de uma máquina que possui múltiplas microagulhas que permitem a infusão de medicamentos diretamente no couro cabeludo. Com esta técnica, ocorre maior absorção das medicações, menor traumatismo e dor para o paciente se comparado com a aplicação com agulhas tradicionais/mesoterapia. Utiliza-se a MMP® para tratamento de diversos tipos de alopecias/queda de cabelo e a escolha das medicações aplicadas varia conforme o tipo de alopecia.